Pesquisar

Minhas Redes Sociais – Nosso contato direto com você

No link abaixo nosso contato e nosso endereço de redes sociais. Siga-nos nestas Redes Sociais e tenha sempre acesso as informações que publicamos regularmente.



CLIQUE AQUI!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Será que eu posso me considerar um deficiente visual?


SEGUNDO A LEI, SERÁ QUE EU POSSO SER CONSIDERADO DEFICIENTE VISUAL? CLIQUE AQUI E CONFIRA.
Deficiência Visual
Deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com carácter definitivo, não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e/ou tratamento clínico ou cirúrgico.
De entre os deficientes visuais, podemos ainda distinguir os portadores de cegueira e os de visão subnormal.

Definições do WIKIPÉDIA sobre deficiência visual.

Classificação por BAIXA VISÃO: Qualquer pessoa com visão reduzida não-corregível é considerada como sendo deficientes visuais, e pode ter um vasto leque de causas. A Organização Mundial de Saúde usa as seguintes classificações de deficiência visual. Quando a visão no melhor olho com a melhor correção é possível com uso de óculos:

20/30 a 20/60 : é considerado leve perda de visão, ou próximo da visão normal
20/70 a 20/160 : é considerada baixa visão moderada, baixa visão moderada
20/200 a 20/400 : é considerado grave deficiência visual, baixa visão grave
20/500 a 20/1000 : é considerado visão profunda, baixa visão profunda
Inferior a 20/1000 : é considerado quase total deficiência visual, cegueira total ou quase
Nenhuma Percepção da luz : é considerada total deficiência visual, cegueira total
Existem também os níveis de deficiência visual baseado na perda do campo visual (perda de visão periférica).

Em Acuidade visual existe mais informações e consulta do gráfico internacional de acuidade visual

Nos Estados Unidos, qualquer pessoa com a visão que não possa ser corrigida para melhor que 20/200 no melhor olho, ou tenha 20 graus (diâmetro) ou menos de campo visual é considerado como "legalmente cego" ou elegíveis para deficiência e classificação possível na inclusão de certos programas governamentais.

CEGUEIRA: É a condição de falta de percepção visual, devido a fatores fisiológicos ou neurológicos. Várias escalas têm sido desenvolvidas para descrever a extensão da perda de visão e definir a cegueira.[2] Cegueira total é a completa falta de percepção visual de forma e luz e é clinicamente registrado como NLP, uma abreviação para "no light perception" (sem percepção de luz).[2] Cegueira é frequentemente usada para descrever a deficiência visual grave, com visão residual. Aqueles descritos como tendo apenas percepção de luz têm apenas a capacidade de diferenciar o claro do escuro e a direção de uma fonte de luz.

A fim de determinar quais as pessoas podem necessitar de assistência especial por causa de sua deficiência visual, várias jurisdições governamentais formularam definições mais complexas, conhecida como "cegueira legal".[3] No Brasil, "cegueira legal" é quando uma pessoa tem visão menor que 0,1 ou 20/200 no olho com melhor acuidade.[4] Isto significa que um indivíduo legalmente cego teria que ficar a 20 pés (6,1 m) de um objeto para vê-lo —com lentes oftálmicas— com o mesmo grau de clareza de que uma pessoa com visão normal poderia ver a 200 pés (61 m). Em muitos lugares, as pessoas com acuidade média, que, no entanto têm um campo visual inferior a 20 graus (o normal é 180 graus) também são classificadas como sendo legalmente cegas. Cerca de dez por cento daqueles considerados legalmente cegos, por qualquer medida, não têm visão. O resto tem alguma visão, e percepção de luz, uma acuidade relativamente boa. Visão subnormal é por vezes utilizado para descrever acuidade visual de 20/70 a 20/200.[5]

Segundo a 10 ª Revisão da OMS de Classificação Estatística Internacional de Doenças, Lesões e Causas de Morte, a visão subnormal é definida como acuidade visual inferior a 20/60 (6/18), mas igual ou melhor que 20/200 (6/60), ou correspondente a perda de campo visual menor que 20 graus, no melhor olho com a melhor correção possível. A cegueira é definida como acuidade visual menor que 20/400 (6/120), ou correspondente a perda de campo visual menor que 10 graus, no melhor olho com a melhor correção possível.[6]

Cegos com olhos sem danos podem ainda registrar a luz não-visual com a finalidade de manter o ritmo circadiano durante o ciclo de 24 horas. Sinais de luz para este propósito viajam através do trato da retina e não são afetados pela lesão do nervo óptico, onde existem tratos da retina.

Fonte: wilkepédia

54 comentários:

  1. então nos portadores de retinose somos considerados deficientes visuais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi não literalmente, a lei considera Deficiente 20/70, 20/200 pra mais, ou campo visual de 60° ou menos somando o dos olhos.

      Excluir
  2. Tive trombose e estourou a veia central da retina , dai só enxergo com um olho , posso ser considerado deficiente ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe uma súmula do STF que trata dos casos de visão monocular, inclusive sobre a reserva de vagas em concurso público.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Minha filha tem estrabismo 8° de um olho e 6° de outro ela é considerada deficientes visual? Ouvi dizer q acima de 7° já é considerada porem ela usa óculos e jabfez cirurgia o grau só tem aumentado.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Tenho ceratocone, fiz transplante de córneas sem muito sucesso, coloquei anel intracorneano, também sem sucesso e estive no médico ontem e ele me deu um realtório afirmando o meu período de tratamento e a minha acuidade visual que é AV {sic} OD: 20/80 OE: 20/40-². O que isso significa? Na minha habilitação eu sou considerado monocular. Posso ser considerado deficiente visual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ser considerado monocular você deveria ter acuidade visual 20/200 no pior olho. Com 20/40 e 20/80 não é considerado monocular e nem deficiente.

      Excluir
  6. Bom Dia , eu sou míope e meu grau só aumenta isso pode ser considerado deficiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alta miopia não é considerada deficiência, a não ser que a mesma não possa ser corrigida com a ajuda de óculos e cause visão subnormal.

      Excluir
  7. Minha esposa é miope de grau 15 e tem tanto dificuldade pra ver de perto estilo 1metro de distancia e de longe tbm. Ela é considerada deficiente visual? Se sim, onde ela consegue um laudo que comprove?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela precisa ir a um oftalmologista que ateste a sua acuidade visual com correção, e de acordo com isso saberá se ela é considerada deficiente.
      Seria bom também se o médico colocasse o CID da doença.

      Excluir
  8. ola tenho 11 ne um olho e 11.5 no outro miopia é deficiencia ?

    ResponderExcluir
  9. ola tenho 11 ne um olho e 11.5 no outro miopia é deficiencia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alta miopia por si só não é considerada deficiência. A não ser que haja perda importante da acuidade visual.

      Excluir
  10. Minha oftalmologista anotou minha acuidade visual olho direito 1,0 e do olho esquerdo 0,06. Disse q tenho retinose pigmentar na região macular do olho esquerdo... É considerado deficienncia?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite,
    Minha visão de um dos olhos esta na faixa de 10 a 15%, mas com cirurgia pode ser que melhore,continue a mesma coisa ou perca a visão completamente... É considerado deficiência essa baixa visão?? Ou seria necessário submeter a uma cirurgia de alto risco e esgotar todas as possibilidades, mesmo que as chances de melhora seja baixissimas ??????

    ResponderExcluir
  12. Oii tive descolamento de retina,fiz cirurgia nas clínicas mas n teve sucesso estou com óleo de silicone no olho esquerdo o qual fiz cirurgia n vejo nada com ele só tenho uma percepção luminosa e no olho direito tenho acuidade de 20/50 meu Cid 54.4 sou considerada deficiente?

    ResponderExcluir
  13. Oii tive descolamento de retina,fiz cirurgia nas clínicas mas n teve sucesso estou com óleo de silicone no olho esquerdo o qual fiz cirurgia n vejo nada com ele só tenho uma percepção luminosa e no olho direito tenho acuidade de 20/50 meu Cid 54.4 sou considerada deficiente?

    ResponderExcluir
  14. Ola tenho toxoplasmose em olho direito com acuidade visual de 20/400 e olho eskerdo tenho 20/30 com o anel de Ferrara , e tenho ceratocone eu sou deficiente visual?

    ResponderExcluir
  15. Ola tenho toxoplasmose em olho direito com acuidade visual de 20/400 e olho eskerdo tenho 20/30 com o anel de Ferrara , e tenho ceratocone eu sou deficiente visual?

    ResponderExcluir
  16. Oi me deu conjuntivite e com ele bactérias q prejudicaram a córnea. Fiz exame deu 20/200 e 20/70. Infiltrados coreanos e Cid 54.2 me explique por favor

    ResponderExcluir
  17. Oi me deu conjuntivite e com ele bactérias q prejudicaram a córnea. Fiz exame deu 20/200 e 20/70. Infiltrados coreanos e Cid 54.2 me explique por favor

    ResponderExcluir
  18. Boa noite! Minha filha tem acuidade 20/200 e 20/40, considero como deficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, minha acuidade também é 20/200 e 20/40 e me enquadrei como deficiente, visão monocular, CID H 54.4

      Excluir
    2. sim, minha acuidade também é 20/200 e 20/40 e me enquadrei como deficiente, visão monocular, CID H 54.4

      Excluir
    3. Olá lucimara, pode por favor me indicar o seu oftalmo?
      Obrigada

      Excluir
  19. TIVE TOXOPLASMOSE E MEU OFTALMO DISSE QUE TENHO UMA CICATRIZ NA RETINA COM PERDA DA VISAO CENTRAL TENHO A PERIFÉRICA UM OFTALMO COLOCOU 20/200 JÁ UM SEGUNDO 20/400 NA VISAO ESQUERDA SOU CONSIDERADA MONOCULAR OU NAO

    ResponderExcluir
  20. TIVE TOXOPLASMOSE E MEU OFTALMO DISSE QUE TENHO UMA CICATRIZ NA RETINA COM PERDA DA VISAO CENTRAL TENHO A PERIFÉRICA UM OFTALMO COLOCOU 20/200 JÁ UM SEGUNDO 20/400 NA VISAO ESQUERDA SOU CONSIDERADA MONOCULAR OU NAO

    ResponderExcluir
  21. TIVE TOXOPLASMOSE E MEU OFTALMO DISSE QUE TENHO UMA CICATRIZ NA RETINA COM PERDA DA VISAO CENTRAL TENHO A PERIFÉRICA UM OFTALMO COLOCOU 20/200 JÁ UM SEGUNDO 20/400 NA VISAO ESQUERDA SOU CONSIDERADA MONOCULAR OU NAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selma pode por favor me passar o endereço do seu oftalmo q te atestou como 20/400? Tive o mesmo problema na vista

      Excluir
  22. TIVE TOXOPLASMOSE E MEU OFTALMO DISSE QUE TENHO UMA CICATRIZ NA RETINA COM PERDA DA VISAO CENTRAL TENHO A PERIFÉRICA UM OFTALMO COLOCOU 20/200 JÁ UM SEGUNDO 20/400 NA VISAO ESQUERDA SOU CONSIDERADA MONOCULAR OU NAO

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,tenho uma doença chamada (retinite puntacta albescens), o meu laudo deu essa conclusão cegueira em ambos os olhos ( cid 10:H 54.0) eu sou um deficiente visual? Estou aguardando minha pericia para o INSS,mas já tem 3 anos,estou sem emprego gostaria de esclarer umas duvidas,como tenho que fazer??

    ResponderExcluir
  24. Boa noite,tenho uma doença chamada (retinite puntacta albescens), o meu laudo deu essa conclusão cegueira em ambos os olhos ( cid 10:H 54.0) eu sou um deficiente visual? Estou aguardando minha pericia para o INSS,mas já tem 3 anos,estou sem emprego gostaria de esclarer umas duvidas,como tenho que fazer??

    ResponderExcluir
  25. Boa noite,tenho uma doença chamada (retinite puntacta albescens), o meu laudo deu essa conclusão cegueira em ambos os olhos ( cid 10:H 54.0) eu sou um deficiente visual? Estou aguardando minha pericia para o INSS,mas já tem 3 anos,estou sem emprego gostaria de esclarer umas duvidas,como tenho que fazer??

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, meu nome e Carlos,tenho uma doença chamada (retinite puntacta albescens), o meu laudo deu essa conclusão cegueira em ambos os olhos ( cid 10:H 54.0) eu sou um deficiente visual? Estou aguardando minha pericia para o INSS,mas já tem 3 anos,estou sem emprego gostaria de esclarer umas duvidas,como tenho que fazer??

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, meu nome e Carlos,tenho uma doença chamada (retinite puntacta albescens), o meu laudo deu essa conclusão cegueira em ambos os olhos ( cid 10:H 54.0) eu sou um deficiente visual? Estou aguardando minha pericia para o INSS,mas já tem 3 anos,estou sem emprego gostaria de esclarer umas duvidas,como tenho que fazer??

    ResponderExcluir
  28. Bom dia! Meu nome é Jaqueline e tem filho de 9 anos, com diminuição dos bastonetes e dos cones em ambos os olhos com Diagnóstico de distrofia tapetorretiniana e possível síndrome de Usher. Ele tem perda auditiva moderada neurocensorial, acuidade visual está oscilando irá 20/30 irá 20/80 e por isso nem os óculos poderiam passar pra ele.Quero saber se ele é considerado deficiente visual? Obrigada

    ResponderExcluir
  29. meu é assis, o meu laudo médico diz assm: é portador de visão subnormal devido a atrovia optica no olho esquerdo e baixa visão no olho direito. acuidaade visual s/c.
    od: 20/70
    0e: atrofia no nervo optico
    cid: 54.1

    ResponderExcluir
  30. Bom dia! Meu nome é Jaqueline e tem filho de 9 anos, com diminuição dos bastonetes e dos cones em ambos os olhos com Diagnóstico de distrofia tapetorretiniana e possível síndrome de Usher. Ele tem perda auditiva moderada neurocensorial, acuidade visual está oscilando irá 20/30 irá 20/80 e por isso nem os óculos poderiam passar pra ele.Quero saber se ele é considerado deficiente visual? Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, eu tenho tocsosplamose no olho esquerdo só tenho 20% da visao, e tenho ceratocone no olho direito, onde so enxergo de perto, longe só com auxilio de oculos. sou considerada deficiente??

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde. Minhas córneas são transplantadas por conta do ceratocone e mesmo com o transplante meu grau e forte. Tenho 9 graus em cada olho e preciso fazer possivelmente um novo transplante. E possível que eu seja deficiente? Eu praticamente não enxergo. Aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  33. Olá! Gostaria de saber se existe alguma lei que diga que a acuidade visual 20/200 é a cegueira legal, alguém sabe?

    ResponderExcluir
  34. Tenho ceratocone e uso as lentes rigidas, com as lentes minha visao e 20/30 tenho direito a cotas de necessidades especiais p um emprego.Ja q tenho sensibilidade a luz, poeira, vento e outras....

    ResponderExcluir
  35. Fui ao oftalmologista e é descobri que tenho acuidade de 20/200 em um olho devido a uma diplopia não tratada desde criança. Mas eu disse pra ele que não considerava que enxergava mal e recebi a explicação que tinha essa impressão porque nasci assim, enxergando duas imagens e para evitar o problema o cérebro descartava uma delas para evitar a visão dupla e devido a isso minha visão não desenvolveu. Queria saber se alguém tem acuidade de 20/200 e qual a qualidade da visão desse olho. Enxergam de perto ?

    ResponderExcluir
  36. Ola bom dia
    Eu sou monocular tenho cid 54,4 em olho direito e 20/40 na escala snellen em olho esquerdo
    Eu posso ser considerado deficiente ?

    ResponderExcluir
  37. Benedito, vamos conversar ? rafaela.alves_s@Yahoo.com.br
    Fui a médica essa semana e ela me explicou tudo.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Olá, eu possuo REtinose Pigmentar, Astigmatizmo e Edema Macular. Em relação a Retinose Pigmentar não tenho nenhuma visão periférica, exatamente isso 0. Sou então considerado deficiente visual?

    ResponderExcluir
  40. Possuo visão no OD de 0,1 e OE 0,3 sem correção.
    E com correção no OD 0,3 com dificuldade e OE 1,0.
    Sei que possuo ambliopia devido a ceratocone, nesse caso sou considerado algum tipo de deficiente visual? Baixa visão ou visão monocular?

    Muito grato pela atenção

    ResponderExcluir
  41. Bom dia. tenho Retinose pigmentar em ambos os olhos. Acuidade visual está 20/30 olho esquerdo e 20/80 direito, sendo que no olho direito ainda tenho Pseudoburaco Macular, meu medico disse que não vai fazer cirurgia pq está muito avançado e de100, tenho apenas 1% de chance. Meu Cid è H35.5. Ontem fui na pericia do INSS e a medica disse que não sou considerada deficiente e que eu estou enxergando 95%. Fiquei sem entender nada, pq meu medico disse que sou considerada deficiente visual. Alguem pode mim dar alguma luz. Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Ola possua ceratocone avançado nos dois olhos sendo 20/200, tenho 13 graus no OD e 11,25 no OE mesmo com lentes de correçao nao consigo enxergar bem, em funçao disso tenho muita dificuldade de consiguir trabalho, obtive o laudo de deficiente. Queria saber se posso me aposentar por invalidez?

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde Marcos? Tenho miopia degenerativa 44,2 e alto míope 54.2 ja fiz concurso publico, e aceitaram meu laudo? Mas aposentar como invalidez e muito difícil, com essa crise em nosso pais e muito difícil.

    ResponderExcluir